Descupinização – Metodologia de Controle de Pragas Urbanas Dedetizar

Os cupins são insetos sociais, que vivem em colônias com até centenas de milhares de indivíduos. As colônias são compostas por castas, ou seja, grupos de indivíduos com funções específicas.  Os operários são completamente cegos e trabalhas 24 horas por dia. Sua função é coletar comida e água para servir à rainha, rei soldados e formas jovens.

As principais fontes de alimentação são fibras de madeira e outros materiais celulósicos, que eles consomem, digerem e dividem com os outros membros da colônia. 

Existem várias espécies de cupins, os principais são os cupins subterrâneos que vivem no solo e o cupim de madeira seca, que ocorre por habitar madeiras de construções e mobiliários.

Ambas as espécies se reproduzem preferencialmente no período chuvoso onde se tem as revoadas das aleluias (siriris).

No caso de cupins subterrâneos, quando o operário encontra alimento, ele avisa seus companheiros marcando – o com uma substância específica chamada feromônio.

Ele deixa uma trilha de feromônios que induz ao outros a atacarem aquela área.

Quando há alguma dificuldade para encontrar alimento ou penetrar em uma estrutura, os operários constroem verdadeiras obras de engenharia: túneis ligando sua colônia à madeira.

Infelizmente a colônia se desenvolve escondida, em lugares de difícil acesso, como o subsolo e vãos da estrutura, sendo praticamente impossível encontrá-la.

Cupins subterrâneos ou de solo

Os cupins subterrâneos ou popularmente conhecidos como cupins de solo possuem ninhos organizados preferencialmente no solo.

No caso de cupins subterrâneos, quando a operária encontra alimento, ele avisa suas companheiras marcando-as com uma substância específica chamada feromônio que induz as outras a atacarem aquela área.

Quando há alguma dificuldade para encontrar alimento ou penetrar em uma estrutura, as operárias constroem verdadeiras obras de engenharia: túneis ligando sua colônia à madeira.

Esses cupins são muito vorazes e podem destruir grandes estruturas em um pequeno período de tempo.

Infelizmente a colônia se desenvolve escondida, em lugares de difícil acesso, como o subsolo e vãos da estrutura, sendo praticamente impossível encontrá-la.

Cupins de madeira seca

Os cupins de madeira seca geralmente constroem seus ninhos, nas madeiras estruturais das casas ou em seu mobiliário. Os seus ninhos, diferentemente do cupim subterrâneo, não possuem contato com o solo.

As colônias do cupim de madeira seca não são muitos grandes, sendo centenas de cupins, que vivem nos túneis e galerias escavados na peça de madeira, na qual se alimentam.

Ao perceber algum sinal de cupins em seu ambiente é de suma importância que entre em contato com uma empresa controladora de pragas.

Somente uma empresa especializada saberá identificar a espécie, bem como orientar e estabelecer um tratamento correto e eficaz.

A Dedetizar Controle Ambiental  realiza o controle dos cupins de madeira seca e subterrâneos, com adoção de um conjunto de técnicas e procedimentos conforme a espécie ocorrente.