Dedetização de Ratos

Medidas corretivas: Controle de ratos

A maioria dos roedores que são considerados como pragas urbanas, são animais pertencentes à família Muridae, que vieram para o Brasil conjuntamente às caravelas portuguesas. Devido à sua alta capacidade de reprodução, constituíram suas grandes populações que hoje ocupam todo o país, principalmente, os meios urbanos.

As três principais espécies que apresentam relação sinantrópica (vivem próxima) com o ser humano são: o Camundongo, o Rato de Telhado e a Ratazana.

As espécies acima são altamente perigosas à saúde humana, por serem transmissores de diversas doenças como a Hantavirose e Leptospirose. Além disso, eles também possuem uma grande habilidade de destruição tais como, estoques de alimentos, estrutura de imóveis, materiais diversos, fiações elétricas, etc.

Perfil dos roedores: Espécies mais comuns.

Camundongo (Mus musculus), também conhecido, como rato doméstico: essa espécie de roedor representa a que mais se aproximou e vive próximo ao ser humano. Os camundongos domésticos têm cerca de 9 centímetros. Sua pelagem é de cor acinzentada, possuem as orelhas redondas e a cauda sem pelos. Animal de perfil agitado percorre o território várias vezes na noite em busca de alimentos. São bastante ágeis e capaz de entrar em pequenas estruturas. Sua alimentação é feita a partir de qualquer tipo de alimento, mas, costumam ter preferência por grãos.

Esse tipo de roedor constroem seus ninhos de forma hábil a partir de materiais como tecido e papel, e também, em lugares que de alguma forma o protejam, como gavetas, armários, fogão a gás.

Rato de telhado (Rattus rattus), também conhecido, como rato preto: essa espécie recebe essa denominação, por sua característica de ser encontrado comumente nas partes altas das construções  como telhados, forros, lajes etc.. Entretanto, nem sempre, esse tipo de rato possui a característica de cor preta, como denominado. Sua pelagem também pode ser mais clara, se aproximando ao cinza e até mesmo ao marrom escuro. Esse tipo de roedor pode chegar a mais de 20 centímetros de comprimento, possuem orelhas grandes e a sua cauda é maior que seu corpo. Se alimentam preferencialmente de grãos e frutas.

Ratazana (Rattus norvegicus), também conhecido, como rato de esgoto: essa espécie é a maior dos ratos urbanos, podendo chegar até 50 centímetros. Entre as espécies as ratazanas são as únicas agressivas quando são colocadas em perigo, também possui hábitos noturnos, quando vistas à luz do dia, pode ser indício de altas infestações. Ambientes úmidos, quentes e escuros são os locais preferidos para proliferação desse tipo de roedor. A alimentação desse tipo de roedor é feita a partir de qualquer tipo de alimento. Além disso, as ratazanas escavam tocas e túneis e habitam, preferencialmente, as redes de esgotos e demais galerias subterrâneas.

O termo dedetização para ratos não é correto. Chamamos de controle de ratos e/ou roedores a adoção de medidas físicas e químicas em caso de prevenção e infestação. Quando essa praga é encontrada, é de suma importância a instalação de um método de controle de pragas por um profissional especializado. Dessa forma, o trabalho será realizado de forma correta, segura e efetiva. Ações químicas além de questão de higiene e segurança alimentar, tratam-se também, da promoção da saúde pública.

`

São algumas medidas de prevenção para o controle de ratos:

1 – Nunca deixe ração de animais disponíveis à noite, bem como acondicione o estoque desses em recipientes rígidos e com tampa;

2 – Mantenha o ambiente sempre limpo e com os materiais e alimentos acondicionados afastados das paredes e nunca diretamente no piso;

3 – Coloque o lixo em lixeiras com tampas e nunca deixe o mesmo acumulado;

4 – Não acumule objetos e materiais em desuso.

A Dedetizar Controle Ambiental é uma empresa de controle de pragas com atuação estadual. Atendemos em todo o estado de Minas Gerais, nos mais variados seguimentos. A Dedetizar dispõem de soluções eficazes, desenvolvendo seu trabalho com a mais absoluta segurança para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Reconhecida e certificada por seu Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a norma NBR ISO 9001:2015, a Dedetizar Controle Ambiental conta com uma equipe qualificada, disponibilizando soluções eficazes, promovendo melhoria na saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Através de requisitos aplicáveis, atendendo às expectativas dos clientes e objetivos de qualidade.

Assista ao video:

Gostou do artigo e quer saber mais?  Deixe seu e-mail e receba mais informações sobre a dedetização de ratos e o controle de pragas urbanas. Se quiser fazer um orçamento, clique aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *