Controle de pragas e a chegada da primavera: Cuidados redobrados durante à estação.

Controle de pragas e a chegada da primavera: Cuidados redobrados durante à estação.

 As pragas urbanas aparecem durante o ano todo mas, é principalmente nas estações quentes e úmidas que sua ocorrência é elevada. Durante a primavera, inicia-se o período chuvoso e o aumento da temperatura e umidade favorece a reprodução de insetos e aracnídeos dentre eles as pragas urbanas tais como baratas, formigas, cupins, aranhas, escorpiões, carrapatos, pulgas, traças, moscas, mosquitos dentre outras.

Tais insetos ficam bem ativos nesse período e causam bastante incômodo nos ambientes, tanto dentro das casas, como nas empresas, indústrias  e comércios.

Além do incômodo que é ter esses bichos próximos, eles podem também causar prejuízos, como os cupins por exemplo, que destroem móveis e as traças, que destroem tecidos… Mas, ainda mais grave é o fato deles serem uma ameaça à saúde, já que transmitem diversas doenças e podem levar até à morte, como é o caso dos escorpiões.

 São características das pragas mais comuns:

As baratas são consideradas as grandes vilãs da temporada primavera/verão, vivem normalmente nas caixas de esgoto mas também buscam abrigo em locais de difícil acesso, se alimentando de restos de alimentos e dos mais diversos resíduos. Elas estão frequentemente em contato com todos os tipos de lixos, como restos de alimentos e esgotos, isso faz com que elas transportem vários tipos de bactérias e fungos que podem causar sérias doenças que levam a diarreia, vômito, dor de cabeça, etc. Outra característica das baratas é sua grande capacidade reprodutiva, podendo chegar a botar 420 ovos durante seu ciclo de vida dependendo da espécie.

Já os ratos são portadores de várias doenças transmissíveis ao homem, como a leptospirose, tifo, febre por mordedura e a hantavírus. É um animal de hábitos noturnos, e quando for encontrado circulando durante o dia é sinal de que a infestação pode estar bem alta. Os ratos possuem uma grande capacidade de adaptação, o que torna possível a sobrevivência deles em diversas condições de ambiente. Os roedores também podem causar sérios acidentes como curtos circuitos e incêndios, isso porque os locais de preferência das suas mordidas são cabos e fios de eletricidade.

É também durante a primavera que ocorrem as revoadas dos cupins para o acasalamento com o objetivo gerar novas colônias, aumentando assim o risco de ataques as estruturas de madeira e edificações. Os cupins fazem túneis em paredes, invadem edificações e penetram em tubulações de eletricidade, gerando enormes prejuízos.

 O clima quente da temporada de primavera/ verão propicia também as melhores condições climáticas para a reprodução de aracnídeos, dentre estes animais, sendo o escorpião um dos mais perigosos. Os escorpiões são geralmente encontrados em esgotos e costumam adentrar casas e estabelecimentos comerciais através de ralos e soleiras. Seu alimento principal na área urbana são as baratas, mas podem se alimentar também de cupins, grilos e pequenas aranhas, estes, que também aumentam sua incidência e proliferação durante o verão, sendo assim, os escorpiões podem também ser encontrados em locais que abrigam criadouros para estes outros insetos. Os escorpiões ameaçam o bem estar humano pela gravidade da sua picada, que pode ser ainda maior em crianças, idosos ou portadores de deficiência imunológica.

 Prevenção

O processo de controle de pragas deve ser iniciado antes do período de reprodução dos insetos, sendo o ideal entre outubro e novembro.

Ao identificar o problema é importante que se entre em contato imediatamente com uma empresa especializada. Somente profissionais especializados e treinados podem fazer de forma correta a prevenção e o controle de pragas urbanas. A Dedetizar Controle Ambiental conta com uma equipe capacitada e comprometida atuando nos mais variados seguimentos.

Gostou do artigo e quer saber mais? Deixe seu e-mail e receba informações sobre prevenção e combate as pragas urbanas.

Quer agendar a visita de um consultor para uma avaliação detalhada. Preencha o formulário:

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *